sábado, 24 de outubro de 2009

O Sábado Santo: Matinas do Sábado Santo & Tractos, Missa e Vésperas do Sábado Santo & Magnificat

Último dia da Quaresma e do Tríduo Pascal, o Sabbato Sancto possui cerimônias nitidamente estruturadas em torno de dois climas distintos: primeiramente, o caráter penitencial do Tempo da Paixão, especialmente da Semana Santa; a partir do Gloria da Missa, entretanto, cessam todas as manifestações de pesar e soam os sinos, que estavam em silêncio desde o Gloria da Missa de Quinta-feira Santa, iniciando-se a jubilosa solenidade preparatória da Páscoa, que celebra a Ressurreição. Como depois do Gloria canta-se o Alleluia, que não era pronunciado desde o início da Quaresma, este Sábado também é conhecido como de Aleluia.

A liturgia tridentina previa para esse dia, especialmente nas catedrais, o canto dos Ofícios Divinos, iniciando-se com as Matinas e Laudes (conjuntamente denominado Ofício de Trevas) e celebrando-se, depois da Nona e antes das Completas, um complexo cerimonial em torno da Missa e das Vésperas, iniciado pela Procissão do Fogo Novo.

Este volume está constituído de composições para as principais partes corais das Matinas, do Próprio da Missa (incluindo as cerimônias a ela anexas) e das Vésperas do Sábado Santo, com base em manuscritos musicais do Museu da Música de Mariana. (adaptado do encarte)

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita é por muitos considerado o mais eminente dos compositores da “Escola Mineira”; cópias de suas obras foram conservadas em quase todos os arquivos musicais de Minas Gerais e de outros estados. Há inclusive registros do uso regular de algumas de suas obras em ofícios religiosos nas cidades de São João Del Rey e Prados. É patrono da cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Música. Todas as obras conhecidas de Lobo de Mesquita são essencialmente vocais (solos ou coro), religiosas e em grande parte com acompanhamento orquestral. (http://www.abmusica.org.br/patr04.htm)

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Vila do Príncipe, 1746- Rio de Janeiro, 1805)
1. Matinas do Sábado Santo - 1. Primeiro Noturno - In pace in idipsum (Antífona I)
2. Matinas do Sábado Santo - 2. Primeiro Noturno - De Lamentatione Jeremiæ (Lição I)
3. Matinas do Sábado Santo - 3. Primeiro Noturno - Sicut ovis (Responsório I)
4. Matinas do Sábado Santo - 4. Primeiro Noturno - Jerusalem,surge (Responsório II)
5. Matinas do Sábado Santo - 5. Primeiro Noturno - Plange quasi virgo (Responsório III)
6. Matinas do Sábado Santo - 6. Segundo Noturno - Ex Tractatu… Accedet homo (Lição IV)
7. Matinas do Sábado Santo - 7. Segundo Noturno - Recessit pastor noster (Responsório IV)
8. Matinas do Sábado Santo - 8. Segundo Noturno - O vos omnes (Responsório V)
9. Matinas do Sábado Santo - 9. Segundo Noturno - Ecce quomodo (Responsório VI)
10. Matinas do Sábado Santo - 10. Terceiro Noturno - De Epistola beati Pauli (Lição VII)
11. Matinas do Sábado Santo - 11. Terceiro Noturno - Astiterunt regis terræ (Responsório VII)
12. Matinas do Sábado Santo - 12. Terceiro Noturno - Æstimatus sum (Responsório VIII)
13. Matinas do Sábado Santo - 13. Terceiro Noturno - Sepulto Domino (Responsório IX)
Anônimo (Séc. XVIII) - Tractos, Missa e Vésperas do Sábado Santo
14. 1. Lições da Vigília Pascal - Cantemus Domino (Tracto I)
15. 2. Lições da Vigília Pascal - Vinea facta est (Tracto II)
16. 3. Lições da Vigília Pascal - Attende cælum (Tracto III)
17. 4. Benção da Fonte - Sicut cervus (Tracto IV)
18. 5. Missa da Vigília Pascal - Alleluia
19. 6. Missa da Vigília Pascal - Confitemini Domino (Versículo)
20. 7. Missa da Vigília Pascal - Laudate Dominum (Tracto)
21. 8. Missa da Vigília Pascal - Quoniam confirmata est (Versículo)
22. 9. Vésperas - Alleluia (Antífona)
23. 10. Vésperas - Laudate Dominum (Versículo I)
24. 11. Vésperas - Quoniam confirmata est (Versículo II)
25. 12. Vésperas - Gloria Patri (Doxologia: Parte I)
26. 13. Vésperas - Sicut erat (Doxologia: Parte II)
27. 14. Vésperas - Alleluia (Antífona)
28. 15. Vésperas - Vespere autem sabbati (Antífona do Magnificat)
José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Vila do Príncipe, 1746- Rio de Janeiro, 1805)
29. Magnificat - 1. Magnificat anima mea. Cantochão
30. Magnificat - 2. Et exsultavit. Andante non tanto
31. Magnificat - 3. Quia respexit humilitatem. Cantochão
32. Magnificat - 4. Quia fecit mihi magna. (Sem indicação de tempo)
33. Magnificat - 5. Et misericordia. Cantochão
34. Magnificat - 6. Fecit potentiam. (Sem indicação de tempo)
35. Magnificat - 7. Deposuit potentes. Cantochão
36. Magnificat - 8. Esurientes. (Sem indicação de tempo)
37. Magnificat - 9. Suscepit Israel. Cantochão
38. Magnificat - 10. Sicut locutus est. Andante
39. Magnificat - 11. Gloria Patri. (Doxologia: Parte I). Cantochão
40. Magnificat - 12. Sicut erat. (Doxologia: Parte II). Allegro
Anônimo (Séc. XVIII)
41. Antífona do Magnificat - Vespere autem sabbati. Andante

Conjunto Calíope
Júlio Moretzsohn, regente
Museu da Música de Mariana - 2002
Projeto Acervo da Música Brasileira - Vol. III - Sábado Santo

BAIXE AQUI


FONTE: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas construtivas são sempre bem aceitas!!!