sábado, 24 de outubro de 2009

A Missa: Missa Abreviada em Ré & Missa de Oitavo Tom & Missa Pequena em Dó & Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina)

Diferentemente das partes do Próprio (Intróito, Gradual, Ofertório, Comúnio, etc.), cujos textos variam de uma festa para outra, as partes do Ordinário são cantadas na Missa sempre com o mesmo texto ou, em alguns casos, com texturas referentes a determinado tempo litúrgico.

Desde fins da Idade Média, a polifonia foi preferencialmente aplicada a seis partes do Ordinário: Kyrie, Credo, Gloria, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. Com o aumento da duração das composições a partir de meados do século XVIII, em Portugal e no Brasil, o Ordinário das Missas passou a ser dividido em dois grandes blocos: o primeiro - denominado Missa - era integrado pelo Kyrie e pelo Gloria, enquanto o segundo - denominado Credo - era constituído pelo Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.

Por essa razão, o Ordinário completo de uma missa festiva era normalmente denominado Missa e Credo, embora nem sempre seja possível definir hoje, nos acervos de manuscritos musicais, quais Missas correspondem a quais Credos e vice-versa. O Ordinário da Missa, que contém os textos mais utilizados nas celebrações católicas, é uma das categorias mais representadas na produção musical brasileira dos séculos XVIII e XIX. No Museu da Música de Mariana (http://www.mmmariana.com.br), existem mais de duzentas composições diferentes para Missas e/ou Credos, com vozes e instrumentos.

Nesta gravação estão representadas três Missas festivas na acepção dos séculos XVIII e XIX (Kyrie e Gloria) e uma Missa ferial para o Advento e a Quaresma (Kyrie). (adaptado do encarte)

Manoel Dias de Oliveira (São José del Rey [Tiradentes], 1735-1813)
1. Missa Abreviada em Ré - 1. Kyrie - Kyrie I, Christe, Kyrie II. Adagio. Allegro. Adagio. Allegro
2. Missa Abreviada em Ré - 2. Gloria - Gloria. Allegro
3. Missa Abreviada em Ré - 3. Gloria - Domine Deus. Andante
4. Missa Abreviada em Ré - 4. Gloria - Qui tollis. Andante moderato
5. Missa Abreviada em Ré - 5. Gloria - Quoniam. Andantino. Adagio
6. Missa Abreviada em Ré - 6. Gloria - Cum Sancto Spirito. Allegro
7. Missa de Oitavo Tom - 1. Kyrie - Kyrie I. Sem andamento
8. Missa de Oitavo Tom - 2. Kyrie - Christie. Sem andamento
9. Missa de Oitavo Tom - 3. Kyrie - Kyrie II. Sem andamento
Joaquim de Paula Sousa “Bonsucesso” (Prados, c. 1760 - idem, c. 1820)
10. Missa Pequena em Dó - 1. Kyrie - Kyrie I. Largo. Allegro
11. Missa Pequena em Dó - 2. Kyrie - Christie. Moderato
12. Missa Pequena em Dó - 3. Kyrie - Kyrie II. Allegro
13. Missa Pequena em Dó - 4. Gloria - Gloria. Allegro
14. Missa Pequena em Dó - 5. Gloria - Domine Deus. Andante moderato
15. Missa Pequena em Dó - 6. Gloria - Qui sedes. Allegro molto
16. Missa Pequena em Dó - 7. Gloria - Quoniam. Andante
17. Missa Pequena em Dó - 8. Gloria - Cum Sancto Spiritu. Largo. Allegro
Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830, Rio de Janeiro, RJ)
18. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 1. Kyrie - Kyrie I. Christe. Kyrie II. Larghetto
19. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 2. Gloria - Gloria. Allegro vivo
20. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 3. Gloria - Laudamus. Andante
21. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 4. Gloria - Gratias. Larghetto. Allegro
22. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 5. Gloria - Domine Deus. Allegro maestoso
23. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 6. Gloria - Qui sedes/Quoniam. Larghetto. Allegro
24. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 7. Gloria - Cum Sancto Spirito. Larghetto. Allegro vivo


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FONTE: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/

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