O presente registro fonográfico inclui 4 obras inéditas, restauradas pelo prof. Régis Duprat entre 1970 e 1980 e compostas por Jesuino do Monte Carmelo (em ltú) e Francisco de Paula Ferreira (em Guaratinguetá) no começo do século XIX. A execução das músicas foi feita na capela do Orfanato mantido pelas irmãs Salesianas em Guaratinguetá, São Paulo, entidade fundada por uma das principais figuras da história da cidade, o Monsenhor Filippo. Assim, além de se prestar uma homenagem à cidade onde Francisco de Paula Ferreira compos suas músicas para a procissão de Domingo de Ramos, foi possível também divulgar o extraordinário trabalho das irmãs, nesse orfanato, onde são educadas mais de uma centena de meninas carentes.

As criações musicais do Brasil, no periodo anterior à lndependência, ainda são em grande parte desconhecidas, apesar do esforço de alguns musicólogos que vêm se dedicando ao levantamento de partituras antigas e à sua restauração. Esse trabalho, que vem sendo executado em diversos pontos do pais, procurando recuperar a memória musical brasileira do periodo colonial, tem em Régis Duprat um de seus principais nomes. Pesquisando especialmente a musica sacra paulista, uma das que menos tem sido divulgadas, o prof. Régis Duprat, formado na Universidade de São Paulo, doutor em música pela Universidade de Brasilia, já apresentou importantes resultados. A ele a historiografia musical brasileira deve a recuperação das obras de André da Silva Gomes e dos dois compositores constantes deste album.
A apresentação foi feita pelo Coral Vochallis e Orquestra sob regência do maestro Vitor Gabriel de Araujo, seu fundador. Vitor de Araujo, que além de promissor maestro (na apresentação do concerto aqui gravado, tinha apenas 26 anos) é também cantor de coral, tomou parte, nesta segunda condição, do disco Música Sacra Paulista vol. 1. O Coral Vochallis e seu regente têm participado de várias apresentações de música sacra, incluindo o programa “Música nas Capelas Históricas” promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o Simpósio Internacional de Música Sacra e Cultura Brasileira.
Recuperar dados e elos perdidos de nossa história e de nosso passado é uma forma importante de consolidar a nação e projetar seu futuro.
(Texto adaptado de Mario Ernesto Humberg, 1982, da capa do LP)
Frei Jesuino do Monte Carmelo (Santos, SP, 1764 - Itú, SP, 1819)
Ladainha de Nossa Senhora
Procissão de Domingo de Ramos
Matinas de Quinta Feira Santa, 9º Responsório

Francisco de Paula Ferreira (Congonhas, MG, 1777 - Guaratinguetá, SP, 1833)
Ofício do Domingo de Ramos 1. Introito
Ofício do Domingo de Ramos 2. Distribuição dos Ramos
Ofício do Domingo de Ramos 3. Procissão
Ofício do Domingo de Ramos 4. Missa
Ofício do Domingo de Ramos 5. Paixão

Música Sacra Paulista - vol. 2 - 1982
Coral Vochallis e Orquestra
Vitor Gabriel de Araujo - regente
LP digitalizado por Avicenna

BAIXA AQUI 


FONTE: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/