Diferentemente das partes do Próprio (Intróito, Gradual, Ofertório, Comúnio, etc.), cujos textos variam de uma festa para outra, as partes do Ordinário são cantadas na Missa sempre com o mesmo texto ou, em alguns casos, com texturas referentes a determinado tempo litúrgico.
Desde fins da Idade Média, a polifonia foi preferencialmente aplicada a seis partes do Ordinário: Kyrie, Credo, Gloria, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei. Com o aumento da duração das composições a partir de meados do século XVIII, em Portugal e no Brasil, o Ordinário das Missas passou a ser dividido em dois grandes blocos: o primeiro - denominado Missa - era integrado pelo Kyrie e pelo Gloria, enquanto o segundo - denominado Credo - era constituído pelo Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.
Por essa razão, o Ordinário completo de uma missa festiva era normalmente denominado Missa e Credo, embora nem sempre seja possível definir hoje, nos acervos de manuscritos musicais, quais Missas correspondem a quais Credos e vice-versa. O Ordinário da Missa, que contém os textos mais utilizados nas celebrações católicas, é uma das categorias mais representadas na produção musical brasileira dos séculos XVIII e XIX. No Museu da Música de Mariana (http://www.mmmariana.com.br), existem mais de duzentas composições diferentes para Missas e/ou Credos, com vozes e instrumentos.
Nesta gravação estão representadas três Missas festivas na acepção dos séculos XVIII e XIX (Kyrie e Gloria) e uma Missa ferial para o Advento e a Quaresma (Kyrie). (adaptado do encarte)
Manoel Dias de Oliveira (São José del Rey [Tiradentes], 1735-1813)
1. Missa Abreviada em Ré - 1. Kyrie - Kyrie I, Christe, Kyrie II. Adagio. Allegro. Adagio. Allegro
2. Missa Abreviada em Ré - 2. Gloria - Gloria. Allegro
3. Missa Abreviada em Ré - 3. Gloria - Domine Deus. Andante
4. Missa Abreviada em Ré - 4. Gloria - Qui tollis. Andante moderato
5. Missa Abreviada em Ré - 5. Gloria - Quoniam. Andantino. Adagio
6. Missa Abreviada em Ré - 6. Gloria - Cum Sancto Spirito. Allegro
7. Missa de Oitavo Tom - 1. Kyrie - Kyrie I. Sem andamento
8. Missa de Oitavo Tom - 2. Kyrie - Christie. Sem andamento
9. Missa de Oitavo Tom - 3. Kyrie - Kyrie II. Sem andamento
Joaquim de Paula Sousa “Bonsucesso” (Prados, c. 1760 - idem, c. 1820)
10. Missa Pequena em Dó - 1. Kyrie - Kyrie I. Largo. Allegro
11. Missa Pequena em Dó - 2. Kyrie - Christie. Moderato
12. Missa Pequena em Dó - 3. Kyrie - Kyrie II. Allegro
13. Missa Pequena em Dó - 4. Gloria - Gloria. Allegro
14. Missa Pequena em Dó - 5. Gloria - Domine Deus. Andante moderato
15. Missa Pequena em Dó - 6. Gloria - Qui sedes. Allegro molto
16. Missa Pequena em Dó - 7. Gloria - Quoniam. Andante
17. Missa Pequena em Dó - 8. Gloria - Cum Sancto Spiritu. Largo. Allegro
Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830, Rio de Janeiro, RJ)
18. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 1. Kyrie - Kyrie I. Christe. Kyrie II. Larghetto
19. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 2. Gloria - Gloria. Allegro vivo
20. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 3. Gloria - Laudamus. Andante
21. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 4. Gloria - Gratias. Larghetto. Allegro
22. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 5. Gloria - Domine Deus. Allegro maestoso
23. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 6. Gloria - Qui sedes/Quoniam. Larghetto. Allegro
24. Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina) - 7. Gloria - Cum Sancto Spirito. Larghetto. Allegro vivo
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FONTE: http://pqpbach.opensadorselvagem.org/
sábado, 24 de outubro de 2009
A Missa: Missa Abreviada em Ré & Missa de Oitavo Tom & Missa Pequena em Dó & Missa em Mí Bemol (Missa Diamantina)
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