“O Visconde de Taunay relata o um diálogo com Bento das Mercês, arquivista da Capela Imperial e colecionador de manuscritos de José Maurício, ocorrido em 21 de dezembro de 1872, após a realização da Missa do Espírito Santo, quando ouviu pela primeira vez uma obra de José Maurício:
- Porque quer o Sr. saber-lhe o nome [do compositor]? retrucou-lhe o músico carrancudo e rebarbativo.
- Por ter gostado immenso da sua música.
- Pois não sabe que é do grande José Maurício Nunes Garcia?
Negativamente abanou a cabeça o curioso inquisitor.
- Eis ahi, fulminou-lhe o velho cantor depreciativamente. E é deputado! E é deputado!
- Está a missa impressa? onde poderei compral-a? sofregamente indagou o maltratado parlamentar.
- Impressa! retrucou-lhe o músico amarga, acerbamente: Fique sabendo que até hoje, ouviu? _ até hoje! não existe uma só música do nosso José Maurício impressa! Nem uma única! É assim que o Brasil cuida das suas glórias! E trabalhe a gente e se mate por este paiz! Escrever obras primas para serem apreciadas só pelos cupins e as traças!”
(Visconde de Taunay, 1872).
Naquele momento nada havia disponível. Felizmente a situação mudou um pouco e foi exatamente pela cruzada empreendida pelo Visconde de Taunay, no final do século XIX, que a obra de José Maurício foi sendo redescoberta, tendo sido ele peça chave não só na elaboração de inventários do repertório do compositor, mas também no episódio da compra pelo governo federal, no final do século XIX, do espólio de Gabriela Alves de Souza, sobrinha de Bento das Mercês, e que continha um enorme número de manuscritos mauricianos. O acervo adquirido foi depositado na Biblioteca do então Instituto Nacional de Música, hoje Escola de Música da UFRJ. Foi o Visconde de Taunay ainda um incentivador de execuções de obras de José Maurício, tal como na inauguração da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro, em 1898, e outras mais.
(extraído de “As Edições de Obras Sacras de José Maurício Nunes Garcia”, por Carlos Alberto Figueiredo, regente e fundador do Coro de Câmara Pro-Arte, pesquisador da música colonial brasileira, em especial a obra de José Maurício Nunes Garcia.)
Obras de Capella - Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830)
Coral de Porto Alegre com direção de Gisa Volkmann, Carlos Morejano organista e Ernani Aguiar regente.
01. Credo em Dó Maior CPM 122 - 1. Credo in unum Deum (ouça no YouTube)
02. Credo em Dó Maior CPM 122 - 2. Sanctus - Benedictus
03. Credo em Dó Maior CPM 122 - 3. Agnus Dei
04. Psalmus CXXVI CPM 180a - 1. In convertendo Dominus
05. Psalmus CXXVI CPM 180a - 2. Gloria Patri
06. Psalmus CXXXIX CPM 180b - 1. Domine, probasti me
07. Psalmus CXXXIX CPM 180b - 2. Gloria Patri
08. Ave Regina Caelorum CPM 6 - 1. Ave Regina caelorum
09. Ave Regina Caelorum CPM 6 - 2. Gaude Virgo gloriosa
10. Gradual e Ofertório de São Miguel Arcanjo CPM 138/160 - 1. Benedicite Dominum
11. Gradual e Ofertório de São Miguel Arcanjo CPM 138/160 - 2. Stetit Angelus
12. Responsório “Simon Petre” CPM 171 - 1. Simon Petre
13. Responsório “Simon Petre” CPM 171 - 2. Et clavis regni caelorum
14. Responsório “Simon Petre” CPM 171 - 3. Quodcumque ligaveris
15. Responsório “Simon Petre” CPM 171 - 4. Et clavis regni caelorum
16. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 1. Regem Virginum (Invitatório)
17. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 2. Veni Sancte Spiritus (Antífona)
18. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 3. Barbara Virgem (Jaculatória)
19. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 4. Ave Virgo gloriosa (Hymnus Sanctae Barbarae)
20. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 5. Ave Virgo pulchra tota (Hino)
21. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 6. Ave criminis ignara (Hino)
22. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 7. Ave Barbara serena (Hino)
23. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 8. Ave Barbara beata (Hino)
24. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 9. Ave fulgens margarita (Hino)
25. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 10. Bárbara virgem (1ª Jaculatória)
26. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 11. Bárbara virgem (2ª Jaculatória)
27. Novena de Santa Bárbara CPM 65 - 12. Bárbara virgem (3ª Jaculatória)
28. Te Deum das Matinas de São Pedro CPM 92 (1809): 1. Te Deum Laudamus
29. Te Deum das Matinas de São Pedro CPM 92 (1809): 2. Te Ergo Quae Sumus
30. Te Deum das Matinas de São Pedro CPM 92 (1809): 3. Æterna Fac
31. Te Deum das Matinas de São Pedro CPM 92 (1809): 4. Dignare Domine
32. Te Deum das Matinas de São Pedro CPM 92 (1809): 5. In Te Domine Speravi
Apreciem.
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