segunda-feira, 31 de agosto de 2009

AMÉRICA PORTUGUESA - Armonico Tributo

América Portuguesa

Composições do período colonial brasileiro (séculos XVIII e XIX), de diversos autores: Damião Barbosa de Araújo, Cap. Manoel Dias de Oliveira e J.J. Emerico Lobo de Mesquita, entre outros.
.


Direção: Edmundo Hora
Coro e Orquestra Armonico Tributo



1. Sinos - Quarto Livro do Segundo Noturno das Matinas do Antigo Ofício dos Mortos
.


O cd começa com o toque de sinos e a leitura de um trecho do Livro de Jó, da Bíblia, serve como introdução ao Memento Baiano
.


2. Damião Barbosa de Araújo (l778-l856) - Memento Baiano
.


O compositor foi um dos grandes expoentes da música brasileira quando da vinda de D. João IV ao Brasil. Baiano, ele seguiu para o Rio de Janeiro a convite do monarca. A obra é um memento, música utilizada principalmente para cerimônias fúnebres, e tem um estilo clássico na melhor linha de Haydn. O belíssimo solo de clarinete de Mônica Lucas faz dela uma jóia musical.
.

3. Manuel Dias de Oliveira (1738-1830) - Offertorium ”Justus ut Palma”
.


O musicista mineiro produziu uma pequena obra-prima. O ofertório era parte da missa e deveria ser executado na hora de incensar o altar. O barítono Juliano Buosi executa com virtuosismo a peça.
.

4. Marcos Coelho Neto (1787) - Himno a 4 ”Maria Mater Gratie”
.


A autoria desta peça é polêmica, pois com esse nome dois músicos, pai e filho, trabalharam nas igrejas mineiras. Tanto um como outro primavam pelo talento. Trata-se de uma peça de grande sensibilidade estética.
.

5-6. Anônimo (Salvador-BA) (1759?) - ”Herói, Egrégio, Douto, Peregrino” (Cantata Acadêmica)
.


De autoria desconhecida, provavelmente do compositor baiano Caetano Melo de Jesus, a obra é marcadamente inspirada no estilo italiano e era uma modalidade muito comum na época, a cantata, um poema profano musicado —difere-se da ópera porque essa última narra uma história e contém uma estrutura teatral e a outra é apenas um poema musicado. A cantata era geralmente composta na língua do autor do libreto. O texto é uma peça de propaganda a serviços de um poderoso da época, o desembargador José Mascarenhas —coisa comum também na Europa daquela época. Se deixarmos a letra de lado e nos ativermos ao belíssimo solo da soprano Elizabeth Ratzerdorf e ao acompanhamento primoroso da orquestra Amonico Tributo, perceberemos que estamos diante de uma obra-prima da música barroca, uma das raras peças neste estilo cantada em português que sobreviveu ao tempo.
.

7. Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita (1787) - Antiphona de N. Senhora “Salve Regina”
.


É um dos mais conhecidos e brilhantes compositores do período. Nascido em Minas Gerais, destacou-se no Rio de Janeiro, tendo ensinado música ao famoso José Maurício Nunes Garcia, o mais destacado compositor do período. A obra emociona por sua sensibilidade e contrição.
.

8-36. Luís Álvares Pinto (1719-1789) - Te Deum
.


O pernambucano é um dos pioneiros da música erudita brasileira. Seu Te Deum, tipo de cântico entoado no final das missas de domingo e em festas, é um show de técnica. Alternando trechos de música gregoriana com peças vivas, ricamente musicadas, em total sintonia com as peças polifônicas da Europa desta época, o Te Deum é de uma exuberância sonora encantadora. O conjunto é fenomenal, mas vale citar parte do Judex Crederis (Cremos que voltarás, em português, trecho comum a todos os Te Deum que costuma encerrar a obra). Principalmente as faixas 29 —Salvum fac populum tum et benedic hereditati tuae, Dominae / Salva teu povo e abençoa tua Herança, senhor— e 31 —Per singulos dies Benetictimos te / Dia a dia te glorificaremos e louvaremos-te— do cd. O Te Deum encerra com chave de ouro o disco.
.

DOWNLOAD
CD-1
CD-2

6 comentários:

  1. meu amigo, voce caiu do céu! comprei esse CD na época, cai na burrice de emprestar e nunca mais o vi. procuro ha anos pra baixar e finalmente consegui. estou babando no teclado ouvindo o inacreditavel Memento Baiano. Agora vou ver as outras perolas. Parabens mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael...lhe agradeço por você compartilhar essa preciosidade. Parabéns Sucesso. Realmente muitas peças são difíceis de serem encontradas. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Salvou meu trabaalho. *-----------*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, vocês é um desses que constroem nossa Nação, isso aqui é coisa de gente de bem e séria. Terá visitas constantes. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Uma verdadeira jóia este blog!! Garimpando aqui e ali, o encontrei. Parabéns pela iniciativa e disposição!

    =D

    ResponderExcluir

Críticas construtivas são sempre bem aceitas!!!